quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Totalmente a leste do paraíso!



Faço cada triste figura, ó se faço!

Hoje, corria a primeira hora da tarde, eis que ouço a estridente campainha que normalmente anuncia o final de uma aula. Imediatamente, como que empurrados pelo impulso de uma forte mola, levantam-se 28 almas e dirigem-se, atabalhoadamente, para a porta. Olho de relance para o relógio, procurando entender a razão do tempo ter passado tão depressa. Penso: devo estar a dar mesmo bem as aulas, nem se nota o tempo a passar. Ups, ainda faltam 35 minutos para a hora de saída… que raio se passará com a campainha. Assim que recobro da estupefacção, dirijo-me, agora eu ainda mais atabalhoadamente do que eles, para a porta e disparo:

- Pode saber-se onde vão?

- Lá para fora professora - respondem em uníssono.

- Lá para fora não. Cá para dentro se faz favor - riposto, fazendo má cara.

- Não perceberam que ainda não são horas de sair?

Nisto aproxima-se uma esbaforida empregada que, à medida que ditava a ordem de “Lá para fora, já!”, os ia suavemente empurrando porque estavam, segundo ela (e cheia de razão), a encalhar tudo.

- Ó D. Maria, então, que se passa?

- Ó professora então hoje é a simulação. Vá com eles e oriente-os.

Ao ouvir a palavra simulação, assaltam-me vários pensamentos, mais ou menos deste teor: merda; que seca; que faço eu agora; não li nada sobre isto; que levo?; para onde vou?; fecho a porta; deixo-a aberta?; e outros eteceteras afins.

Por fim lá fomos para o sítio escolhido, medianamente ordenados e a rir a bandeiras despregadas devido ao insólito da situação.

- Então a professora queria que morrêssemos ali enchurrascados? - perguntou, sorridente, um deles.

- E então? Já nem vos corrigia o teste. Até que nem era mal pensado - brinquei eu.

- Mas a professora não sabia mesmo? - pergunta outro.

- Claro que não. Nem fazia a mínima ideia. Não li nada sobre isto. Ando cheia de trabalho e não reparei em nada, procurei justificar-me.

- Então mas eu até lhe perguntei no início da aula se íamos fazer a avaliação da oralidade antes ou depois da simulação - acrescenta.

- Sim, mas eu pensei que te referias a uma simulação qualquer, relacionada com a expressão oral. Sei lá, na altura nem pensei!

Simultaneamente, assaltou-me a recordação de ter ouvido um deles perguntar-me se 45 min chegavam para a realização do teste e, na altura, pensei que o miúdo não devia ser muito certo porque me fazia cada pergunta, uma vez que a aula era de 90 min.  Enfim…, parece que a INCERTA sou eu.

- Professora, se calhar devíamos pôr-nos em fila. Somos os únicos que não estamos ordenados e o director está pronto para a foto - alerta outro deles.

Só tive discernimento para me baixar um bocadinho de modo a ser confundida com a multidão e não ser identificada para a posteridade como a profe tresmalhada.

Posted by Picasa

15 comentários:

  1. Ó profe tresmalhada, para a próxima cola post it na testa isto para o caso de chegares a saber alguma coisa que não convém ser esquecido. Mas deixa lá, assim escreveste post à maneira e fizeste-me rir, doutra forma que piada teria?

    (hoje também não dá para mais, os fusíveis estão a modos que para o fundido! Ui, isto até dava trocadilho!)

    ResponderEliminar
  2. Ah, já agora, estás óptima na foto! LOL

    ResponderEliminar
  3. É que não vejo nenhuns red shoes.

    ResponderEliminar
  4. Será que estás a gozar comigo? Não tenho bem a certeza, não sei se é por andar tão a leste do paraíso.

    Na eventualidade de estares, vai-te coçar! Se não estiveres, prontus, amigas forever.

    ResponderEliminar
  5. Ó profe tremalhada, mas que linguagem vem a ser esta, hein? Brincamos, nós?
    (pelo sim pelo não, vou ali coçar-me...)

    ResponderEliminar
  6. Ó pá isso já me aconteceu :* os putos foram dizer à DT que eu queria que eles ficassem lá esturricados...O simulacro foi decidido na reunião geral do inicio do ano lectivo, como eu não estava presente...pimbas, ardi!
    Ainda ralhei com um porque ele queria fazer uma cruz com giz na porta de saída...que supostamente até deveria ter sido eu a fazer...enfim, peripécias de contratada...

    ResponderEliminar
  7. Moça, wellcome aqui no meu cantinho. Não sei como não vi a informação, estava na sala dos prof e no livro de ponto. Correu mal, pronto. Mas até que foi giro!

    Olha, se tiveres níveis avançados podes usar esta música para explicar as variações dialectais. Está a letra na net, escrita segundo a oralidade e depois pedes para passarem para a norma. Bjs

    ResponderEliminar
  8. Eh!eh!eh! O melhor post de sempre, sem dúvida! Ai que saudades de estar presente nos teus tresmalhanços! :) E não, não me vou coçar; porque não tenho nenhuma comichãozita aqui à mão de semear e porque não estou a gozar contigo: é que tenho meeeeeesmo inveja de não ter estado presente! :))) Acabei de ter uma ideia... hmmm... e que tal uma simulação do género no próximo dia 31? Fica a sugestão e a oportunidade de vermos smokings desorientados e longos vestidos de lantejoulas levantados até às virilhas... ;)

    ResponderEliminar
  9. Red shoes para a Purple joanetes22 de outubro de 2009 às 00:23

    Vai-te coçar gaja. Ando a pedir-te coloboração aqui nos textos para o blog e mandas-me sempre dar uma volta porque não tens tempo, não te apetece, não consegues, falha-te a inspiração, etc. Para desculpas tens tu jeito e para ter ideias tb. Que raio de ideia essa que tiveste...queres matar a Lucinha do coração?? Ela que investiu tanto na festança?? Nem chover pode!
    E, olha, continuo a querer ter-te como colaboradora e ainda não desisti. Se sabes comentar com graça e ligeireza tb sabes escrever. AGORA FICOU ESCRITO PARA O MUNDO K ÉS UMA VALENTE PREGUIÇOSA. Bamo lá dar corda ao dedinho e começar a teclar!!!!!

    Isto tudo para dizer que

    ResponderEliminar
  10. Isto tudo para dizer que... não me maltrates, que eu gosto e depois não quero outra coisa! :))) Comentar é sem compromisso (e sem comprimido), mas escrever aqui já é outra história (e outros posts). E tu sabes bem que eu sou graduada em fuga ao compromisso... :)

    Beijo grande da sempre tua,
    Purple Joanetes (não gosto muito deste nick, pá. Doi muito com saltos altos...) ;)

    P.S. - Bora lá incendiar a festa da Lulu, please... :D

    ResponderEliminar
  11. Bolas, comi umas letras pelo caminho! :|

    "Comentar é fácil e sem compromisso (e sem comprimido, leia-se calmante) (...)."

    Agora, sim, está completo! :)))

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Depois de tão distintos comentários, depois de assistirmos ao convite/contratação "em directo" de uma parceira para "ajudar á missa" neste blog, depois de tanto falhanço da profe que anda na lua, que posso eu, pobre Carapau, dizer?
    Talvez duas coisas:
    1ª- Não estás na foto, ao contrário do que a RED diz, mas ficaste muito bem atrás do telemóvel a tirar a foto.
    2ª- E se tem havido mesmo um incêndio e se o Carapau é apanhado? Tenho horror a churrascadas.
    Nota final: com parceira ou sem parceira "isto" é para continuar, óbiu red shoes?

    ResponderEliminar
  13. Parece que é óbiu Carapau. Não acreditam que não sou a mulher dos 7 ofícios e obrigam-me a fazer destas figuras triste devido a noites mal dormidas por tanto trabalhar.
    A sério, pá, tou a dar o tilt. Este ano está a ser demasiado. E ainda há por aí vozes que dizem k os profes não trabalham. Não trabalham é pouco!!

    ResponderEliminar
  14. E realmente, não tou na foto. Ontem estava tempo de chuva, lol. Como é que podem haver incêndios com tanta chuva? Ainda se fossem inundações, lol.

    ResponderEliminar

Lembre-se que a vida são dois dias, o carnaval são três e tristezas não pagam dívidas.